Se você é do time que prefere sentir cada troca de marcha, a Renault acaba de te dar um motivo para sorrir. O Renault Kardian, que até então só era vendido com câmbio automático de dupla embreagem, acaba de ganhar uma nova versão equipada com câmbio manual de 6 marchas. E o melhor: essa versão de entrada, batizada de Evolution MT, preserva os mesmos equipamentos que a variante automática.

Motor turbo para quem quer mais do que o básico

Assim como nas demais versões do Kardian, o motor segue sendo o eficiente 1.0 TCe, com até 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol. O câmbio manual utilizado é o JX22, fabricado em Portugal, e foi ajustado especialmente para o mercado brasileiro. A Renault apostou em relações mais curtas nas primeiras marchas para garantir arrancadas ágeis e deixar o Kardian esperto no trânsito urbano. E, para quem gosta de pegar estrada, a quinta e a sexta marchas trabalham para reduzir o consumo de combustível, mantendo o giro baixo.

Ah, vale um destaque: a transmissão conta com um volante bi-massa, tecnologia que minimiza vibrações, garantindo mais conforto ao dirigir.

Uma escolha estratégica para o mercado brasileiro

A decisão de lançar uma versão manual não foi por acaso. De acordo com a própria Renault, há uma demanda consistente por modelos com câmbio manual, especialmente em cidades menores e regiões como Norte e Nordeste. E a marca escutou o pedido de seus concessionários, que enxergam esse tipo de transmissão como essencial para atender consumidores que ainda valorizam esse tipo de experiência ao volante.

O que a versão Evolution MT oferece?

Com preço sugerido de R$ 106.990, a Evolution MT chega com uma lista de equipamentos que impressiona para um SUV compacto nessa faixa de preço. Entre os destaques:

  • 6 airbags

  • Ar-condicionado digital

  • Painel digital de 7 polegadas

  • Central multimídia de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio

  • Assistente de partida em rampa

  • Câmera de ré e sensores de estacionamento

  • Barras de teto pretas e calotas de 16”

O Kardian mede 4,11 metros de comprimento e oferece um entre-eixos de 2,60 metros, garantindo espaço suficiente para a família.

Dirigibilidade: Como é guiar o Kardian MT?

Na cidade, o Kardian surpreende pela agilidade. As primeiras marchas são curtas, permitindo arrancadas rápidas e facilitando manobras no trânsito. No entanto, o motor 1.0 TCe precisa de tempo para se desenvolver em rotações mais baixas, especialmente no modo Eco. Já acima dos 80 km/h, o isolamento acústico poderia ser melhor — o ruído do vento e do motor fica mais perceptível dentro da cabine.

Nas rodovias, o Kardian MT se destaca. Com a sexta marcha focada em economia, o carro mantém boa velocidade de cruzeiro, mas, em retomadas, é nas terceiras e quartas marchas que ele mostra seu verdadeiro desempenho. Para quem gosta de dirigir esportivamente, ele se aproxima mais de um hatchback que de um SUV tradicional, oferecendo segurança e estabilidade nas curvas.

Sinta o controle total com o Renault Kardian 2024 manual. Agende seu test drive e descubra o prazer de dirigir com um motor turbo e 6 marchas.

Quer saber tudo sobre o Renault Kardian 2024 manual e suas vantagens? Acesse nosso blog e descubra como ele se destaca entre os SUVs compactos.