Pela primeira vez, um estudo fornece um raio-x detalhado do atual comportamento dos carros franceses no mercado brasileiro, sob o ponto de vista do “negócio”.
Realizado pela equipe da Mobiauto, o levantamento apurou os preços dos principais carros e comerciais leves zero km de Renault, Peugeot e Citroën de janeiro a março de 2021 e repetiu a verificação de preços desses mesmos modelos um ano depois, no 1º trimestre de 2022.
Start-up do segmento automotivo, a Mobiauto, recém-incorporada ao menu do banco PAN, selecionou 11 modelos (35 versões) das marcas francesas mais procurados pelos consumidores.
Mergulhados nessa base de dados, os analistas trouxeram um levantamento interessantíssimo, que coroou o predomínio da Renault, a marca que possui o line-up mais amplo e volumes de vendas mais expressivos, com uma menção especial ao Peugeot 208.
Dos dez veículos mais valorizados – sim, houve valorização no período –, a Renault conseguiu a espantosa condição de incluir nove veículos. Curiosamente, o único modelo que não era da Renault… foi justamente o campeão de valorização de todo o levantamento: o Peugeot 208 Active 1.6.
Ele era vendido zero km em março de 2021 por R$ 71.530. Hoje, esse mesmo modelo, já seminovo, vale R$ 86.184, o que resulta em uma valorização de 20,49%, o maior índice de toda a pesquisa.
“Pouco tempo atrás, a equipe de Estatísticas da Mobiauto realizou esse mesmo levantamento com os modelos da Fiat: carros zero km vendidos em 2021 e suas respectivas cotações um ano depois. Na média, os modelos da Fiat ganharam 13,3%. Ou seja, a performance do Peugeot 208 Active foi muito boa, visto que esse percentual acima de 20% só foi visto em modelos como Strada e Mobi, os campeões da Fiat”, avalia Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto.
A Renault foi a melhor marca francesa, com índice de 5,65% e a vantagem de tê-lo obtido de forma homogênea, ou seja, numa média ponderada de 8 modelos (Master, Kwid, Duster, Oroch, Sandero, Logan, Captur e Stepway).
A Peugeot obteve 3,15% (só com dois modelos, 208 e 2008) e a Citroën, -2,51% (C4 Cactus). Confira a performance de cada um desses 11 veículos na tabela abaixo.
“Não há como negar o descolamento de imagem da Renault de suas duas compatriotas. Composto por uma linha plural, que vai desde o hatch de entrada até o furgão de carga, passando por hatches, sedãs, SUV´s e picape, o line-up da marca foi estabelecida para brigar com as maiores montadoras do país. Por isso acaba havendo essa homogeneidade nos índices, em que somente um modelo, o Stepway, acaba ficando bem abaixo dos demais”, opina o consultor da Mobiauto. “Peugeot e Citroën são marcas de nicho atualmente, com um ou dois produtos cada uma”.
Viu só como a Renault está com a bola toda e como os seus carros andam valorizadíssimos nop mercado brasileiro? Agora que já sabe disso, chegou a hora de você conhecer de perto os modelos que têm sido um sucesso no país.
Faça hoje mesmo uma visitinha à Saga Renault para conhecer de perto as opções disponíveis em nossas lojas. A Saga Renault está te aguardando! Agende aqui a sua visita!