Revelando mais uma vez seu estilo inovador e à frente do tempo, a Renault, preocupada em produzir veículos zero emissões, acenou na Europa com um modelo de van que promete revolucionar o mercado.
Desta vez, a inovação da marca é a van a hidrogênio, que deve, no Velho Continente, até o fim do ano, iniciar as vendas de versões da Master movidas por célula de combustível.
De acordo com a Renault, a Master ZE Hydrogen será mais uma alternativa ecologicamente correta para frotas corporativas, só que com boa autonomia.
Afinal, vale lembrar, a linha do comercial leve no mercado europeu já tem uma opção 100% elétrica, porém, com alcance de apenas 160 quilômetros quando abastecido com uma carga completa.
A promessa, para a nova van a hidrogênio da Renault, é de autonomia de 600 quilômetros. Porém a montadora francesa anunciou que só dará detalhes técnicos perto do lançamento.
Já se sabe, no entanto, que a Master ZE Hydrogen terá tempo de abastecimento de até 10 minutos, somente. Um espetáculo!
Como funcionará a van a hidrogênio
A bem da verdade, é importante dizer que um carro nunca é movido diretamente pelo hidrogênio, mas sim por pilhas de combustível (também conhecidas como fuel cell ou células de combustível).
Ou seja, o tanque do veículo é abastecido com hidrogênio, que provoca uma reação química com o oxigênio e produz a energia elétrica, fazendo assim a movimentação dos motores.
Basicamente, portanto, os carros a hidrogênio são modelos elétricos, mas movidos pelas células de combustível "abastecidas" por essa reação, sem a necessidade de baterias.
Vale lembrar que a emissão desses carros é totalmente limpa, já que o que ele solta é H20, também conhecido como água potável.
Mas enquanto o Renault Master ZE Hydrogen não desembarca aqui pelo Brasil, que tal dar um pulinho na Saga Renault e conferir as excelentes opções e modelos que a nossa concessionária tem? Venha! E acompanhe todos os nossos conteúdos por aqui e pelas redes sociais.