Há carros que marcam uma era, e o Renault Kwid, desde sua apresentação em 2017, tornou-se um ícone nas ruas brasileiras. No entanto, ventos de mudança sopram sobre o compacto, e o motivo por trás disso está ligado aos planos ambiciosos da Renault para o mercado nacional.
Vamos desvendar os detalhes por trás da possível despedida do Kwid e a chegada iminente de um novo SUV compacto.
A jornada de sucesso do Kwid
O Kwid não é apenas um carro para a Renault; é um símbolo de sucesso. Desde seu lançamento, o compacto conquistou os corações dos brasileiros, tornando-se o modelo mais vendido da marca no país.
Com impressionantes 49.241 unidades emplacadas até outubro deste ano, o Kwid ultrapassa seus concorrentes internos, consolidando-se como uma escolha popular nas ruas.
Divisão de produção e a chegada do Kardian
Recentemente, a Renault tomou uma decisão estratégica ao dividir a produção do Kwid entre São José dos Pinhais (PR) e o complexo de Envigado, na Colômbia. Esse movimento, no entanto, foi o prenúncio de mudanças mais profundas.
O foco agora está no Renault Kardian, o novo SUV compacto que chegará em breve ao mercado brasileiro. Este modelo é o pioneiro em uma nova abordagem da Renault, que visa carros de maior valor agregado.
Mudança de foco para carros maiores
A Renault delineou claramente sua visão para o futuro: carros de maior porte e maior valor. O Kardian lidera essa nova era, seguido por futuras versões de sucessos como Oroch e Duster.
A chave para essa transformação está na plataforma modular CMF-B, uma colaboração estratégica com a Nissan. Essa plataforma flexível é capaz de acomodar veículos de diferentes tamanhos, mas aqui reside o dilema do Kwid.
Desafios da plataforma CMF-B para o Kwid
A plataforma CMF-B, enquanto moderna e versátil, apresenta uma limitação crítica para o Kwid. Com um entre-eixos mínimo de 2,60 metros, a estrutura torna-se incompatível com o compacto, que possui apenas 2,42 metros entre os eixos. A impossibilidade de adaptar o Kwid à nova plataforma coloca em xeque o futuro do queridinho compacto da Renault.
O adeus impossível de prever
Embora o Kwid continue a ser vendido enquanto puder ser produzido na plataforma atual, as perspectivas para uma nova geração são incertas. O compromisso da Renault com carros maiores e a limitação da plataforma indicam que o Kwid talvez tenha seus dias contados. A boa notícia é que seu sucessor, o Kardian, já está no horizonte, prometendo continuar a tradição de acessibilidade, embora sem os mesmos R$ 70 mil.
O Renault Kwid enfrenta um futuro nebuloso, marcado pela mudança de foco da Renault para carros de maior valor. Enquanto os dias do Kwid talvez estejam contados, sua despedida abre caminho para um novo capítulo com a chegada iminente do Renault Kardian. A incerteza paira sobre o compacto, mas a Renault segue firme em sua busca por inovação e excelência no mercado automotivo brasileiro.