Nomeada de Ampere, a unidade tem como meta produzir um milhão de veículos elétricos até 2031.
O ambicioso plano elétrico é um marco para a fabricante francesa, que já anunciou a retirada dos carros com motor de combustão interna e pretende assumir a liderança na corrida elétrica.
O atual anúncio visa liberar capital para a nova divisão de veículos elétricos e compartilhar a produção de modelos térmicos, já relatados para serem retirados, com o grupo chinês Geely.
Assim que estabelecida, a nova divisão da montadora irá produzir no Norte da França nos próximos anos os novos Renault 5 e Renault 4.
Com a Ampere empregando mais de 10.000 pessoas na França e planejando produzir 1 milhão de veículos elétricos da marca Renault até 2031, a marca francesa quer dividir suas atividades.
O novo setor elétrico é ambicioso, com meta de crescimento anual de 30% nos próximos oito anos e crescimento de 10% até 2030.
Já o negócio de carros com motor de combustão interna, que atualmente tem a marca Renault sob o selo 'Power', está sujeito a uma troca de tecnologia 50/50 com a chinesa Geely, proprietária da marca Volvo.
A fusão criará a Horse, uma fabricante de equipamentos que projeta e fabrica elementos comuns aos veículos de ambas as empresas, incluindo motores, transmissões e sistemas híbridos. Os detalhes serão anunciados em breve.
Alta tecnologia
O Groupe Renault e a Qualcomm Technologies anunciaram hoje planos para expandir sua parceria tecnológica para desenvolver uma arquitetura eletrônica centralizada para o veículo definido por software (SDV) de próxima geração da Renault.
A poderosa plataforma SDV é baseada na solução Snapdragon® Digital Chassis™ da Qualcomm Technologies, Inc. e é usada nas áreas de cockpits digitais, conectividade e sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS). As empresas também anunciaram que a Qualcomm Technologies ou uma de suas subsidiárias investirá na Ampere, empresa do Grupo Renault especializada em software e mobilidade elétrica.
Plataforma
A partir de 2026, os veículos da Renault utilizarão a plataforma SDV, que inclui a nova geração do sistema Snapdragon® Digital Chassis™ projetado para uso em cockpits equipados com o novo sistema Android.
Essa arquitetura aprimora a experiência a bordo ao centralizar os dados com outras funções do veículo, como Advanced Driver Assistance Systems (ADAS), carroceria, chassi, telemática, conectividade, comunicação por linha de energia (PLC), segurança e segurança cibernética. Unidade de computador físico (PCU). Os custos de hardware e software podem ser otimizados graças à unidade de interface física (PIU) que forma a interface entre as zonas com os atuadores do veículo. Ao mesmo tempo, a arquitetura SDV deve ser aberta a outras montadoras.
Enquanto você não tem um elétrico da Ampere na sua garagem, aproveite todas as promoções exclusivas da Saga nesta Black Friday e saia acelerando o Renault que você tem desejado o ano todo.
As ofertas são por tempo limitado e você aproveita clicando aqui!